Um projeto interdisciplinar de Filosofia e Sociologia propôs aos alunos do 2º e 3º ano da Escola do Sebrae que desenvolvessem a produção de podcasts para debater questões sociais em tempos de pandemia do novo coronavírus. Os alunos tiveram que trabalhar com temas específicos que exigiam a reelaboração de conceitos estudados nas disciplinas envolvidas.

No caso do 2º ano, o tema proposto foi: “O ser humano: bom ou mau por natureza? Uma discussão sobre Covid-19, sociedade, vida urbana e natureza humana”. Já para o 3º ano, dois temas foram sugeridos: “Alteridade em tempos de Covid-19” e “Negacionismo e relativismo: o que está em jogo?”

“Os temas propostos visavam o estabelecimento de conexões entre o plano teórico e a vida cotidiana, sugerindo uma reflexão sobre o mundo social em tempos de pandemia”, explicou a professora de Filosofia e Sociologia, Luiza Alves.

Para realizar as atividades, os alunos poderiam convidar os pais para fazer parte do podcast. Contudo, eles tinham a função de mediar o debate, apresentando o tema e introduzindo os conceitos desenvolvidos em sala de aula. A ideia era estimular a conexão entre família e escola, além de propiciar a reflexão conjunta sobre o momento atual que vivemos.

A escolha pelo formato de podcast, segundo a professora, vai na direção das competências gerais da nova BNCC, pois desenvolve o conhecimento dos conteúdos associando-os à atualidade. “O podcast é uma mídia que está muito presente na vida dos nossos estudantes. Eles utilizam essa mídia para estudar, mas também para se informar sobre outros assuntos do cotidiano. Usar o podcast é uma forma de motivar a aprendizagem, além de desenvolver outras habilidades propostas pela BNCC”, destacou.

O projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de competências, como: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.

Confira alguns podcasts produzidos pelos alunos:

 

Gostou? Compartilhe!