SIM EFG 2016 |
Home / SIM EFG 2016

SIM EFG 2016

Terça-feira, 23 de agosto de 2016

 

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, foi realizada a 3ª edição do SIM EFG – um modelo de simulações da ONU que ocorre na Escola De Formação Gerencial De Belo Horizonte. O evento reúne alunos do 9º ano do ensino fundamental até o 2º período do ensino superior de diversas instituições de ensino. Nesta edição, participaram 179 estudantes, dentre eles, alunos da EFG BH, CEFET-MG, Colégio Militar, Colégio Santo Agostinho BH e Nova Lima, Colégio Santo Antônio, Colégio Rudolf Steiner, Colégio Arnaldo, e universidades: UFMG, PUC e FUMEC.

 

Durante os três dias de evento, os estudantes, divididos em comitês, tiveram que desempenhar os papéis de chefes de estados, defendendo os interesses de cada país e debatendo temas relevantes para a conjuntura política, econômica e social dos países os quais representavam. Os comitês foram: Guerra do Ramadã, Conferência de Berlim, Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres, Identidade de Gênero e Orientação Sexual e Segurança na Aviação Civil após o 11 de setembro. Cada comitê contava ainda com a presença dos diretores, além do comitê de imprensa, responsável por realizar a cobertura e as ações de comunicação do evento.

 

O SIM EFG visa simular da maneira mais fidedigna possível as reuniões da ONU, em um ambiente formal e regido pelo decoro diplomático. A proposta é estimular nos participantes características de liderança e análise crítica sobre os atuais e mais polêmicos temas do mundo. O evento foi organizado pelos alunos da EFG, com coordenação dos professores Joubert Cordeiro, de História, e Marco Pollo Alves, de Geografia.

 

   As simulações ajudam a promover a aplicação prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula e estimulam o contato dos alunos com a realidade geopolítica internacional. Os debates incentivam virtudes como respeito às diferenças, tolerância, e o desenvolvimento de habilidades como retórica, oratória e trabalho em equipe”, destaca Joubert Cordeiro.

 

Secretariado: Ana Carolina Abreu (Secretária Administrativa) – Luiza Arantes (Coordenadora Acadêmica) – João Senna (Secretário Geral) – Dante Nolasco (Secretário de Comunicação) – Arthur Prímola (Vice-secretário Geral).

 

 

Ser o Secretário Geral da Sim EFG 2016 foi uma experiência muito gratificante para mim. Simular é uma das minhas atividades prediletas e poder planejar e executar um evento desse tipo foi algo único. Todos os conhecimentos de gestão adquiridos ao longo da minha jornada na EFG me auxiliaram bastante na condução do projeto. Outro ponto fundamental da organização foi a autonomia dada pela instituição, ou seja, eu e minha equipe tínhamos poder de decisão e estávamos aptos a utilizar os recursos da maneira que acreditávamos ser a melhor”, João Senna, secretário geral SIM EFG 2016.

 

 

Compartilhe!
  • 24
  •  
  •  
  •  
  •  

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

EFG recebe visita de Afif Domingos, presidente do Sebrae

Descubra o mundo Pokémon