Redação - Folha Avulsa - Escola do Sebrae
Home / Redação – Folha Avulsa

Redação – Folha Avulsa

Quinta-feira, 6 de Fevereiro de 2014

Folha Avulsa de Redação: é para treinar a produção de textos.

Faça aqui o download : REDACAO EFG

 

Conheça os critérios que o ENEM utiliza na correção e a pontuação abaixo:

 

CRITÉRIOS PARA A CORREÇÃO DAS REDAÇÕES

 

As redações deverão ser corrigidas com base nas cinco competências expressas na Matriz do ENEM e traduzidas para uma situação específica de produção de texto.

Cada competência será avaliada por quatro critérios correspondentes aos conceitos insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis 1, 2, 3 e 4. Esses níveis serão representados por pontos, respectivamente, 2,5; 5,0; 7,5 e 10,0.

 

I. Modelo de Análise da Redação do ENEM

 

COMPETÊNCIA I

Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

 

NÍVEIS:

1. Domínio precário da norma culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.

2. Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.

3. Bom domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da escrita.

4. Muito bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

 

COMPETÊNCIA II

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

 

NÍVEIS:

1. Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo argumentativo; ou desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

2. Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso comum, e domínio precário do tipo de texto dissertativo-argumentativo.

3. Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto dissertativo argumentativo.

4. Bom desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

 

COMPETÊNCIA III

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

 

NÍVEIS:

1. Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema.

2. Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação.

3. Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em relação ao seu projeto de texto.

4. Seleciona, organiza e relaciona, de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista defendido em seu projeto de texto.

 

 

 

COMPETÊNCIA IV

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

 

NÍVEIS:

1. Desarticulação das partes do texto.

2. Articulação precária das partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização dos recursos coesivos.

3. Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na utilização dos recursos coesivos.

4. Boa articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de recursos coesivos.

 

COMPETÊNCIA V

Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

NÍVEIS:

1. Não elabora explicitamente uma proposta e não fere os princípios dos valores humanos e da diversidade sociocultural.

2. Esboça algumas ideias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

3. Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

4. Elabora proposta específica, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

 

A nota global da redação será dada pela média aritmética das notas atribuídas a cada uma das cinco competências específicas da redação.

 

A redação que não atender à proposta solicitada (competência II: tema/tipo de texto dissertativo-argumentativo) receberá o conceito D (desconsiderada). A redação em

branco receberá o conceito B (em branco) e a redação com impropérios, desenhos ou

outras formas propositais de anulação, receberá o conceito A (anulada). Em todos esses

casos será atribuída nota zero às redações, sendo que o zero das redações em branco

(B) é o único excluído do cálculo da média da nota de redação dos participantes.

 

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO

 

COMPETÊNCIAS

ASPECTOS A SEREM AVALIADOS

VALOR DO ITEM

NOTA

C1COMPETÊNCIA 1   Domínio da norma padrão – Adequação ao registro

  • • Grau de formalidade
  • • Variedade linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução

– Norma gramatical

  • • Sintaxe de concordância, regência e colocação
  • • Pontuação
  • • Flexão

– Convenções da escrita

  • • Escrita das palavras (ortografia, acentuação)
  • • maiúsculas/minúsculas
  

 

2,0

  

 

 

C2COMPETÊNCIA 2 –  Proposta (adequação à proposta e desenvolvimento do tema) – Tema

  • • Compreensão da proposta
  • • Desenvolvimento do tema a partir de uma proposta

– Estrutura

  • • Encadeamento das partes do texto
  • • Progressão temática
  

2,0

  

 

C3COMPETÊNCIA 3 –  Mecanismos linguísticos de articulação e coesão – Coerência textual

  • • Organização do texto quanto a sua lógica interna e externa

– Coesão

  • • Adequação no uso de recursos lexicais
  • • Adequação no emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, interparágrafos, etc.
  

2,0

  
C4COMPETÊNCIA 4 –  Argumentação – Consistência da argumentação

  • • Chavões / lugares comuns
  • • Previsibilidade
  • • Associação do tema central com os argumentos (textos argumentativos)
  • • Verossimilhança (textos narrativos)
  

2,0

  

 

C5COMPETÊNCIA 5 –  Proposta de intervenção – Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

•Esboça ideias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural

 

  

2,0

  

 

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Tags:, , , , ,

Fontes Neo Sans