Pratique as 10 competências empreendedoras |
Home / Pratique as 10 competências empreendedoras

Pratique as 10 competências empreendedoras

Quarta-feira, 4 de abril de 2018

Você sabe o que são competências empreendedoras?

David McClelland, psicólogo pela Universidade de Harvard, aplicou um estudo sobre as características comportamentais do empreendedor (CCEs). Esse estudo durou três anos e envolveu mais de 30 países. O objetivo era mostrar que, além de formações de gestão em negócios, os empreendedores bem sucedidos eram dotados de características intrínsecas que os diferenciavam. O estudo de David McClelland identificou várias características que foram sintetizadas em 10 principais. Estas, segundo McClelland, estão presentes nos empreendedores de sucesso.

A importância desse trabalho impactou na criação de programas que fomentam empreendedorismo pela ONU, como o renomado Empretec, seminário aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae.

As 10 Competências Empreendedoras

Para David McClelland, todo mundo tem uma motivação interna para melhorar. Essa “motivação para a ação” seria dividida em três categorias motivacionais: realização, afiliação e poder (teoria de R.A.P. ou teoria das necessidades adquiridas). Além dessas categorias, o estudo gerou diversas competências que foram sintetizadas em:

1.Busca de Oportunidade e Iniciativa 

O empreendedor desenvolve a capacidade de se antecipar aos fatos e de criar oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Tem atitude de proativa, busca possibilidades de expandir e aproveita oportunidades incomuns para aplicar em seus negócios.

2.Persistência 

Desenvolve a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. O empreendedor não desiste diante de obstáculos, reavalia e insiste ou muda seus planos para superar objetivos, esforça-se além da média para atingir seus objetivos.

3.Comprometimento

Esta característica envolve sacrifício pessoal, colaboração com os funcionários e esmero com os clientes. O empreendedor mantém suas promessas, não importa quais sejam as adversidades.

4.Exigência de Qualidade e Eficiência

Disposição do empreendedor para fazer sempre mais e melhor. Ele tem a característica de melhorar continuamente seu negócio ou seus produtos, satisfaz e excede as expectativas dos clientes, cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.

5.Correr Riscos Calculados

Nesta situação o empreendedor assume desafios e responde por eles. O comportamento aqui é procurar e avaliar alternativas para tomar decisões, buscar reduzir as chances de erro, aceita desafios moderados, com boas chances de sucesso.

6.Estabelecimento de Metas

Esta é a competência mais importante, porque nenhuma das outras vai funcionar sem ela. O empreendedor consegue estabelecer objetivos que sejam claros para a empresa, tanto em longo como em curto prazo (com data pré-definida).

7.Busca de Informações

Esta característica envolve a atualização constante de dados e informações sobre clientes, fornecedores, concorrentes e sobre o próprio negócio.

8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

Ele desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, a fim de que possam ter os resultados medidos e avaliados.

9.Persuasão e Rede de Contatos

Este comportamento engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas e se relacionarem com pessoas chave, que possam ajudar a atingir os objetivos do seu negócio.

10.Independência e Auto-confiança

O empreendedor desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Um empreendedor que é otimista e determinado, mesmo diante da oposição, transmite confiança na sua própria capacidade.

 

Como aplicá-las no Ensino Médio?

A Escola do Sebrae, por meio do Ensino Médio + Técnico em Administração, permite ao aluno vivenciar e exercitar as competências empreendedoras durante os projetos “mão na massa”. A escola oferece projetos que proporcionam ao aluno conhecer o mundo dos negócios, gerir uma empresa e propor o lançamento de uma nova ideia de negócio. Os principais projetos são o Tutoria, Empresa Simulada, Vitrine, Estágio e AGITA. 

 

Compartilhe!
  • 127
  •  
  •  
  •  
  •  

Tags:, , , , , , , , ,

Programação Sebrae Abril

Café de Negócios – Projeto Tutoria