Artigo do ex-aluno Dante Nolasco, sobre a Escola 42 no Vale do Silício, no PORVIR - Escola do Sebrae
Home / Artigo do ex-aluno Dante Nolasco, sobre a Escola 42 no Vale do Silício, no PORVIR

Artigo do ex-aluno Dante Nolasco, sobre a Escola 42 no Vale do Silício, no PORVIR

Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O ex-aluno da Escola do Sebrae, Dante Nolasco, escreveu um artigo relatando a sua experiência no ensino descentralizado na Escola 42, no Vale do Silício. Dante se formou na Escola do Sebrae em 2016, e no ano seguinte realizou o curso de Engenharia de Software no Vale do Silício.

O relato se tornou destaque no PORVIR, portal que produz conteúdos diários sobre inovações em educação que transformam o Brasil e o mundo. Clique aqui para ver a publicação.

A Escola 42 é uma universidade revolucionária, voltada para a programação de computadores e o desenvolvimento de softwares. O método de ensino utilizado é o colaborativo, em que os alunos trabalham lado a lado e avaliam uns aos outros. O conhecimento é construído por meio da interação entre os alunos e sem a presença de professores. Hoje a Escola 42 conta com duas unidades, uma em Paris e outra no Vale do Silício, na Califórnia, nos EUA.

Veja trecho do artigo:

“Muitos dizem que isso é o futuro, e eu concordo. Comparado com o ensino tradicional, o peer-to-peer empodera o aluno, faz com que ele se esforce para aprender e constrói um conhecimento mais sólido e fundamentado. Além disso, a necessidade de se adaptar a diferentes situações e interagir com os demais desenvolve habilidades importantes para o mercado de trabalho. Isso tudo sem comprometer aqueles que gostam da figura do professor, alguém que esclarece dúvidas e possui conhecimento sobre o assunto. Este é substituído por algum outro aluno ou até mentor, que auxilia os demais sem ter um status de autoridade ou detentor de conhecimento.

Ao longo da minha experiência na 42 eu vi parte dos estudantes desistiram, por não se identificarem com a área de computação ou por não se adequarem à metodologia. Pessoalmente, foi uma experiência muito enriquecedora e que me trouxe um conhecimento prático valioso, que vou levar para a vida toda.”

Para ler o artigo no Linkedin, clique aqui.

Ex-aluno da Escola do Sebrae, Dante Nolasco, na Escola 42 no Vale do Silício

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Tags:, , , , , , ,

Participe da Campanha Lacre do Bem!

Participe da Pesquisa do Jovem Empreendedor Brasileiro 2017